Pode ser verdade que, à medida que você envelhece, sua memória também se deteriora. Mas isso não significa que, se você for mais jovem, seu cérebro não seja capaz de deteriorar a memória. O envelhecimento é apenas uma das causas da perda de memória, mas existem outros fatores. Portanto, se você quiser evitar isso, leia estas dicas para melhorar o desempenho do seu cérebro.
1) Mais período de relaxamento, melhor raciocínio
Se quiser proteger suas memórias recentes, você deve ficar longe do estresse. O estresse pode desencadear a liberação de cortisol, um neuro-fármaco que pode interferir no desempenho do cérebro, especialmente no manuseio de memórias recentes. Além disso, com o estresse crônico, a parte do cérebro que lida com as memórias recentes pode até encolher. Se quiser evitar que isso aconteça, você deve aprender a relaxar um pouco e a liberar a tensão do corpo. Você nunca deve permitir que o estresse o oprima.
2) Abster-se de fumar cigarros
Os cigarros afetam o fluxo de sangue nas veias. Por causa disso, pode haver uma chance de redução do fluxo sanguíneo para o cérebro; e fluxo sanguíneo reduzido significa oxigênio reduzido. Com menos oxigênio para consumir, o cérebro pode não funcionar bem como o esperado, portanto, a memória pode ser prejudicada.
3) Fique longe de toxinas cerebrais
Como você deve saber, as drogas ilegais podem prejudicar o funcionamento do cérebro. No entanto, você também deve saber que medicamentos prescritos, se usados incorretamente, também podem ter o mesmo efeito tóxico em seu cérebro. Portanto, você deve sempre seguir a receita que lhe é dada pelo seu médico e nunca se automedicar. Isso pode afetar o desempenho normal do seu cérebro. O uso prolongado de drogas pode causar perda de memória.
4) Alimente-se de maneira saudável
Seu cérebro funciona de acordo com os nutrientes que recebe dos alimentos que você ingere. Portanto, se você for privado de certos nutrientes, isso pode prejudicar o funcionamento do seu cérebro. Você certamente não gostaria que isso acontecesse. Assim, como prevenção, deve-se fazer uma alimentação saudável e balanceada para absorver todas as vitaminas e nutrientes de que seu corpo necessita. Além disso, você deve ficar longe de junk food.
5) Exercite seu cérebro
Encontre maneiras de usar e melhorar suas habilidades de pensamento. Alguns mentalistas propõem técnicas destinadas a melhorar as habilidades mentais. Todos nós temos potencial para possuir uma boa memória funcional, portanto, deve ser algo que todos possamos melhorar. Tudo o que temos a fazer é encontrar maneiras e experimentar técnicas que possam nos ajudar efetivamente a desenvolver nosso potencial.
A maioria das pessoas acredita que, ao se envolver em atividades educacionais, estão melhorando suas faculdades mentais. Isso é verdade e você pode tentar fazer isso até em casa. Atividades simples, como palavras cruzadas, podem exercitar seu cérebro. Isso pode ajudar a melhorar o funcionamento do cérebro, se não, evitar que se deteriore facilmente.
6) Proteja seu cérebro
Não faz sentido melhorar o cérebro se você não pode protegê-lo fisicamente. Você deve sempre proteger a cabeça de ferimentos, pois o trauma pode afetar o funcionamento do seu cérebro. Mesmo ferimentos simples devem ser evitados, porque ferimentos leves repetidos, se acumulados, podem causar danos ao cérebro. Assim, deve-se tentar uma prevenção simples, como colocar capacetes ao andar de bicicleta, para evitar situações que possam prejudicar o funcionamento do seu cérebro.
Se você quer pensar melhor, a saúde do seu cérebro é a chave. Portanto, você deve mantê-lo o mais saudável possível e evitar todos os fatores que podem expô-lo à deterioração mental.
Comentários
Postar um comentário