Como você deve saber, seu cérebro funciona de maneira complicada. A parte esquerda do cérebro controla as ações e o movimento da parte direita do corpo, enquanto a parte direita do cérebro controla o movimento da parte esquerda do corpo. Assim, pode ser possível que o lado do cérebro que controla a mão dominante seja mais usado do que o outro lado. Então, se você usar sua mão não dominante para fazer algumas de suas atividades diárias, isso melhoraria o desempenho do seu cérebro?
Se você for destro, na maioria das vezes estará estimulando a parte esquerda do cérebro. Agora, se você usar a mão esquerda para fazer certas tarefas, também poderá estimular o lado direito do cérebro. Ao fazer isso, você está despertando a parte de suas faculdades mentais que é intuitiva e criativa. Por outro lado, se você for canhoto e usar a mão direita para fazer tarefas simples, estará estimulando o lado racional e organizado de seu cérebro.
Essa ideia é apoiada por Tony Buzan, autor de um livro intitulado Using Both Sides of the Brain. Segundo ele, fazer exercícios simples ou cross-training como esse traz características adicionais ao funcionamento mental e, ao mesmo tempo, haverá uma melhora total na capacidade cerebral. Fazendo isso continuamente, uma pessoa pode permanecer mentalmente jovem e renovada.
Outras atividades que podem estimular o outro lado do cérebro podem ser feitas sem realmente se esforçar. Você pode simplesmente andar pelo quarto com os olhos fechados ou pode se vestir e tirar uma tira deles com os olhos fechados. Você também pode revisitar seus jogos de infância; o jogo de esfregar a barriga com uma das mãos enquanto a outra está batendo na cabeça também é um bom exercício para o cérebro. Tarefas simples como essas já constituem um exercício físico para o cérebro e já podem trazer bons efeitos para o seu cérebro, por mais triviais que sejam.
Então, você pode começar a se perguntar a respeito do estado mental dessas pessoas que são abençoadas por serem capazes de usar as duas mãos para tarefas complicadas como escrever ou simplesmente colocar o ambidestro. Você pode pensar que, uma vez que estimulam os dois lados do cérebro, são mais inteligentes do que os outros. Este é um equívoco; não há estudos ou pesquisas que possam atestar essa ideia.
Algumas pessoas podem aprender e treinar-se para usar tanto as mãos dominantes quanto as não dominantes para realizar tarefas e esportes como os jogadores de críquete. Mas seu treinamento não os transforma necessariamente em gênios acadêmicos; então, talvez, isso seja pedir muito.
Portanto, independentemente de esses exercícios simples tornarem você um pouco mais inteligente ou não, acredita-se que esses exercícios físicos tenham bons efeitos em seu cérebro. Academicamente, os resultados podem ser menores, ou mesmo despercebidos, mas pode haver outros aspectos que são afetados, como sua criatividade, organização e outros recursos. Uma coisa que vale a pena notar é que, ao fazer esses exercícios, você está estimulando a parte do cérebro que não é usada com tanta frequência quanto a outra parte. Você não acha que é sempre melhor mantê-los equilibrados? Se você quiser melhorar o desempenho do seu cérebro, também pode tentar estimular todo o seu cérebro e não apenas uma única parte.
Comentários
Postar um comentário