Você pode ter experimentado pessoalmente, ou apenas ouvido falar de outras pessoas, sobre o estímulo mental que elas obtêm por fumar. Talvez, por um curto período de tempo, tal impulso seja verdadeiro; no entanto, a longo prazo, o efeito do consumo de tabaco pode ser mais perigoso para o seu cérebro do que o que você esperava. Se você quer melhorar o bem-estar do seu cérebro, precisa se preocupar com o que afeta o seu QI.
Um Centro de Pesquisa de Vícios pesquisou os efeitos de longo prazo do álcool no funcionamento do cérebro de um alcoólatra. Como esperado, o álcool foi associado a problemas mentais e menores escores de QI. E, além de suas descobertas, eles também descobriram que o tabagismo de longo prazo afeta a diminuição da capacidade cerebral.
Os resultados mostraram que o álcool tem efeitos mais graves nas habilidades de pensamento de homens alcoólatras que já fumam há algum tempo. Isso prejudica a memória, as habilidades de resolução de problemas e até mesmo o QI desses homens.
Entre esses alcoólatras, o tabagismo foi visto como relacionado à redução do funcionamento mental. No entanto, embora a relação de causa e efeito entre o tabagismo e a diminuição do desempenho mental não tenha sido claramente estabelecida, ainda existem algumas coisas que apontam o fato de o cigarro ser a causa de tais efeitos. Para comprovar esse ponto, mais estudos terão que ser realizados.
Além desses vícios ruins, ainda existem outras coisas que podem causar a redução de sua capacidade cerebral.
Outras causas de curto prazo para mau desempenho de pensamento
De acordo com mais alguns estudos, os alimentos que incluem corantes alimentares artificiais e adoçantes podem ser ruins para o cérebro, mais especialmente se forem consumidos em grandes quantidades. Normalmente, as crianças são as mais afetadas negativamente por esses aromas e corantes artificiais. Exemplos desses tipos de alimentos são refrigerantes, pão branco e óleos hidrogenados.
Os óleos hidrogenados podem causar o entupimento das artérias e, portanto, podem resultar em doenças cardíacas. Por causa das obstruções, seria mais difícil o sangue fluir para o cérebro. Alimentos adoçados artificialmente também não são saudáveis porque podem causar flutuações nos níveis de açúcar no sangue. Essas flutuações podem causar embaçamento do cérebro a curto prazo e até diabetes. Portanto, seria mais sensato você ficar longe de produtos com excesso de açúcar.
Além desses alimentos, acredita-se que outras coisas intangíveis causam uma diminuição na capacidade cerebral. Problemas pessoais, como egoísmo, podem ser um fator. Por causa do egoísmo, uma pessoa pode limitar suas idéias a apenas uma visão, que é a sua. Por causa do egoísmo, ele se acomoda apenas com seu pensamento original e pensaria que, uma vez que seus pensamentos são mais importantes do que os outros, não há mais necessidade de olhar para as idéias que vêm dos outros.
Como você deve ter notado, os efeitos dos maus hábitos alimentares, assim como os problemas pessoais, podem ser apenas temporários. Assim, se você parar de comer todos aqueles junk food e começar a se alimentar de forma saudável; e da mesma forma deixar de ser tão egocêntrico, então o funcionamento do seu cérebro pode simplesmente retornar ao seu desempenho normal. Felizmente, esses fatores afetam temporariamente a eficiência do cérebro; ao contrário do alcoolismo e do tabagismo, em que os efeitos realmente afetam o QI.
No entanto, apesar da permanência dos efeitos, o fato é que você deve cuidar do seu cérebro. Você deve mantê-lo saudável o tempo todo, fazendo coisas benéficas para sua saúde mental. Quer a eficiência do seu cérebro seja afetada ou não temporária ou permanentemente, a verdade é que ele ainda é prejudicado por um certo período de tempo. Você deve saber melhor, o desempenho do seu cérebro deve estar sempre no seu auge.
Comentários
Postar um comentário